A empresa graduada pela INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) e atualmente residente no PCTI (Parque Científico e Tecnológico de Itajubá), B2ML Sistemas, participou do evento como convidada.
O Fórum, que foi uma pré-conferência do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, ocorreu dia 14 de outubro. Ambos foram promovidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) em Recife-PE.
Pedro Delalibera, diretor da empresa Mútuos Inteligência, empresaspin-offda B2ML foi o representante da empresa no Fórum e contou que as trocas de experiências durante o evento foram bastante enriquecedoras. Comentou também sobre a evasão de empresas de alta tecnologia do Brasil. “É muito importante criar dispositivos de incentivo ede apoio às empresas graduadas pelas incubadoras para que elas permaneçam no país”, contou.
“Incentivos por parte do governo fortaleceriam a parceria e proximidade das empresas graduadas e as incubadoras, que é uma relação fundamental para o desenvolvimento do cenário de inovação e tecnologia do Brasil”, acredita a gerente da INCIT, Geanete Dias Morais Batista.
Durante o Fórum também foram abordados temas como desenvolvimento de negócios, internacionalização, mecanismos públicos e privados de financiamento e mercado de capitais. No encerramento do seminário, a INCIT recebeu o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador com o título de melhor Incubadora de Empresas Orientadas para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias.