A B2ML desenvolve, implanta e mantém soluções corporativas para Internet, Intranet e Extranet, cria websites e fabrica softwares de sistemas de informação empresariais sob demanda. Também atuará como provedor de serviços web, além de oferecer consultorias e treinamentos na área de tecnologia da informação. “Os softwares serão fabricados, desenvolvidos, para administrar todas as informações de uma empresa, como gestão, estoque, entre outros, baseados nas necessidades de cada cliente. O empresário, ou o gerente, poderá gerir os negócios da empresa pela Internet, ou seja, esteja onde estiver ele acessará as informações que precisar”, explicou um dos sócios da B2ML, Leandro Morais.
A empresa é composta por cinco sócios, todos alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), sendo quatro do curso de Engenharia da Computação e um do curso de Administração. São eles: Leandro Morais, Marcos Paulo Gabrioti, bernardo Carvalho, Bruno M. Lino e Diego Souza.
Segundo os jovens empreendedores os diferenciais dos produtos e serviços da B2ML estão na qualidade e documentação dos processos. “Todos os procedimentos serão documentados. O processo de criação do software seguirá normas internacionais de qualidade. Assim, os produtos e serviços da B2ML terão maior confiabilidade e desempenho”, explicaram. Sobre o mercado de atuação, eles afirmaram, com dados em pesquisas, que várias empresas em todo o Brasil não estão informatizadas, em especial as micros, pequenas e de médio porte, oferecendo um vasto campo de atuação ao empreendimento incubado.
Os empresários iniciarão os negócios da B2ML na região do Sul de Minas Gerais para posteriormente ampliá-lo às demais regiões mineiras e estados.
Safe Trace
O produto desenvolvido pela Safe Trace é inédito e trata-se de um Sistema que rastreia carnes bovinas e bubalinas (carne de búfalo), desde a entrada em frigoríficos até o consumidor final. Está patenteado, possui protótipo e deverá entrar em fase de testes daqui a aproximadamente dois meses, devido à urgente demanda do mercado brasileiro para a exportação de carne bovina.
O Sistema visa atender critérios de segurança alimentar, em especial às exigências da União Européia para a exportação da carne brasileira. A Febre Aftosa, doença que atinge a criação bovina no país, através da utilização do Sistema de rastreabilidade da carne, da Safe Trace, poderia ter seu foco identificado com mais facilidade. “A carne produzida no Brasil está sendo recusada na Europa sob suspeita de contaminação. Com o Sistema da Safe Trace é possível saber exatamente os lotes e regiões não contaminadas pela doença, certificando a qualidade dos lotes e liberando a sua exportação. Caso haja foco de doença em uma propriedade, ele será identificado, não sendo necessário bloquear a exportação de toda a carne brasileira, como aconteceu”, explicou Vasco Varanda Picchi, sócio da empresa incubada. “O Mal da Vaca Louca, por exemplo, poderia ter sua origem identificada se o Sistema já existisse naquela época”, complementou.
Todos os bovinos e bubalinos do Brasil ou importados, que têm sua carne destinada à exportação, recebem um brinco auricular do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV) que identifica, registra e monitora os animais. “Quando o animal chega ao frigorífico essas informações se perdem. O Sistema da Safe Trace será implantado nos frigoríficos, dando continuidade ao processo de rastreabilidade do
SISBOV até o consumidor final. Cada pedaço/corte de carne receberá uma etiqueta com as informações de procedência do produto, oriunda de um chip, que acompanhará a carne durante todo o processo do frigorífico”, falou Francisco Biasoto, sócio da Safe Trace.
Segundo os dois sócios da empresa incubada na INCIT, ambos alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), por ser um processo inédito, obrigatório e exigido pela União Européia, o Sistema de Rastreabilidade de Cortes Cárneos da Safe Trace tem boa aceitação no mercado frigorífico, inclusive por não aumentar os custos de produção.
Quanto à incubação das empresas – Safe Trace e B2ML – os empresários destacaram várias vantagens, como: apoio jurídico, contábil, administrativo, de infra-estrutura, de acesso às informações e para a consolidação das empresas, em seus respectivos mercados de atuação, através de uma instituição conceituada como a INCIT.